dicas para aumentar suas vendas
Por
Camila Zanqueta
Publicado em www.pensandogrande.com.br
Quando
suas vendas caem, todo o equilíbrio
da empresa está em risco. É preciso colocar a
criatividade
em ação e recuperar o tempo perdido. Mas nem sempre o pequeno
empresário tem tempo ou experiência
para desenvolver um plano de marketing. O portal Entrepreneur,
especializado em empreendedorismo, publicou sete dicas de Kim Gordon,
especialista em marketing, para aumentar suas vendas. Para ela é
fundamental manter suas campanhas de marketing inovadoras e com foco em seu
público. Confira abaixo as dicas de Kim:
1.
Restabeleça postos de escuta
Uma
estratégia inteligente de marketing depende inteiramente de entender o seu
cliente. Você precisa saber não só quem eles são e o que querem comprar, mas por
que eles compram – e por que eles escolhem para comprar de você. Redobre seus
esforços de diálogo com as mídias, fóruns e
blogs.
E obtenha um feedback direto dos seus clientes ou por meio de seus
vendedores.
2.
Anuncie
promoções
especiais
Use
incentivos especiais para atrair seus clientes para promoções de curto
prazo. Os
consumidores conscientes estão à procura de bons preços e benefícios e as
promoções são um chamariz
para a maioria dos grupos econômicos. Os cupons são cada vez mais vitais
e há um aumento significativo na conveniência de cupons
online.
3.
Melhore o gerenciamento
Durante
o verão, o monitoramento e acompanhamento pode ter ficado um pouco ao acaso.
Certifique-se de que todos que tenham contato com o público estejam atentos a
cada nova pista que ouviram sobre a sua empresa. Faça as ligações geradas por
este acompanhamento e responda-as em um prazo máximo de 24 horas. Hoje as vendas
são construídas em relações de confiança que crescem de acordo com a excelência
do serviço prestado ao cliente.
4.
Mantenha o foco em novas ideias
Não
confie exclusivamente em uma equipe pequena ou apenas o seu marketing pessoal
para produzir novas ideias.
Faça
com que a responsabilidade de inovação seja de todos com sessões de brainstorming
ou dando um reconhecimento especial para os indivíduos que
tenham as sugestões mais inteligente. Se sua empresa tem poucos funcionários,
monte um conselho consultivo experiente ou forme um grupo online consultivo
composto por membros de seu público-alvo para dar dicas em troca de vantagens
nas compras.
5.
Renove
suas campanhas de fidelidade
Você
tem e-mail regular ou promoções de mala direta para sua base de clientes? Utilize
o e-mail para fazer uma campanha de fidelidade enviando-os em uma frequência
semanal ou quinzenal com uma programação consistente. Logo você
terá descoberto quais os incentivos e mensagens funcionam melhor para reter e
motivar seus clientes atuais e prospectar outros, além de gerar o maior retorno
sobre o investimento.
6.
Aposte
na responsabilidade social
Nesta
era de crescente responsabilidade social,
clientes
e potenciais clientes querem saber que você é um bom cidadão
corporativo, e este é um ótimo momento para se alinhar a uma
organização sem fins lucrativos. Você pode fornecer serviços pro bono ou
promover uma campanha promocional para angariar. Só não se esqueça de promover a
empresa através de seu site e da imprensa. Você vai fornecer ajuda onde ela é
mais necessária e ganha elogios de seus clientes. Assim você faz o bem para o
mundo e também para seu negócio!
7.
Renove
o seu conteúdo
Quando
foi a última vez que você atualizou o conteúdo do seu site e sua família de
ferramentas de vendas e marketing? O seu site é, em geral, o primeiro lugar em
que potenciais clientes buscam saber mais sobre o seu negócio – por isso, é
fundamental que a aparência do site e os temas sejam atuais. Imagine seu
consumidor seguindo um caminho lógico em seu site, passo a passo para chegar a
uma compra. Garanta que todos os materiais e mensagens estejam disponíveis
facilmente. A cada dia há mais consumidores na web, esta é uma ótima maneira de
alavancar as vendas.
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