Frases Motivacionais

segunda-feira, 7 de março de 2011

Construir um ambiente de trabalho movido a amor e consideração é a essência de uma equipe motivada.

Você sabia que a capacidade de seu cérebro é praticamente ilimitada? Em termos de complexidade e poder, o cérebro supera até mesmo as tecnologias mais modernas. Sua capacidade de processamento é de mais de 30 bilhões de bits de informação por segundo. O combustível que alimenta seu cérebro é bastante simples: oxigênio e glicose. O resultado dessa combinação é energia pura. Sem isso, não há sinergia em sua empresa.

Quando as pessoas se sentem cansadas ou abatidas, não fazem nem a décima parte do que são capazes. Para aumentar a energia – e o desempenho – dos colaboradores, é preciso incentivá-los a buscar o melhor quando estiverem trabalhando em equipe. É o tipo de conceito simples e natural que vem sendo adotado no mundo corporativo.

Os especialistas em gestão têm chamado atenção para as técnicas conhecidas como “trabalho dinâmico” e “capital intelectual”. Elas oferecem as qualidades sinérgicas que todos buscam e, claro, muitos benefícios para quem aposta no trabalho em equipe.

Como gerente e líder, você sabe que, à medida que a sinergia for crescendo, construindo e motivando as pessoas ao longo do tempo, os resultados recompensarão seus esforços. Nas palavras do poeta norte-americano Ralph Waldo Emerson, “dê o máximo de si, pois tudo está dentro de você”.

Conheça algumas maneiras de liberar o potencial que exite dentro de cada um de nós:

Treine-os - Segundo o ditado popular, “conhecimento é poder”. Não é verdade. O que gera poder é o modo como ele é usado. Então, qual é o tipo de treinamento que você oferece para que a equipe adquira novos conhecimentos e os utilize efetivamente? O aprendizado ajuda a melhorar as habilidades e os níveis de desempenho dos membros da equipe e, indiretamente, mostra que você se preocupa com eles.

Lidere-os - Uma vez que o investimento no aprendizado e desenvolvimento dos colaboradores tenha sido feito, é hora de começar um programa de treinamento. Você, em geral, se preocupa muito com a manutenção de seu computador e de outros equipamentos, mas esquece que a equipe também precisa de “manutenção”. O que mantém em alta a motivação no ambiente de trabalho é, sem dúvida, a figura do gerente-coach – alguém que usa a própria experiência para estimular, compreender e inspirar o outro a dar o melhor de si.

Ame-os - O título da música de Tina Turner faz uma pergunta muito interessante: “O que o amor tem a ver com isso?” A resposta é: tudo. Transportando esse conceito para o mundo corporativo, pode-se dizer que para ser um gerente de sucesso é preciso amar as pessoas com quem se trabalha – e demonstrar isso encorajando uma atmosfera afetiva no trabalho, que se traduz em pequenos cuidados e disponibilidade para ajudar as pessoas sempre que necessitem. Construir um ambiente de trabalho movido a amor e consideração é a essência de uma equipe motivada.

Fonte: Livro Como Motivar Sua Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário