Frases Motivacionais

sexta-feira, 4 de março de 2011

Como líder, você sabe que há uma ligação direta entre a motivação e o desempenho dos colaboradores. Na verdade, essa conexão varia de acordo com a cultura da empresa e com seu entusiasmo na divulgação desse tema entre os colaboradores.

Você deve ter acompanhado casos de sucesso coma a Disney, a rede de cafés Starbucks e os hotéis Ritz Carlton. Essas empresas parecem ter ” algo a mais ” no relacionamento com os clientes, da mesma forma que os colaboradores parecem realizados e felizes por trabalharem lá.

É quase palpável – você pode sentir a energia que existe entre o ótimo desempenho desses colaboradores e sua motivação. E isso se reflete na qualidade do trabalho. Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre sua correlação, é hora de mudar de idéia.

Aqui estão três fatores importantes a serem considerados quando surgir a oportunidade de transformar a motivação de sua equipe em altos níveis de performance e produtividade:

Saiba o impacto que você provoca nas pessoas: todo gerente às vezes sente que exerce pouco ou nenhum impacto sobre a motivação da equipe. Vamos ser francos: há coisas sobre as quais você tem total controle – como condições de trabalho, definição de tarefas, salários e benefícios – , enquanto outras estão simplesmente fora de sua alçada. Para estimular o desempenho do colaborador, pesquise o que tem sido utilizado com sucesso em outras empresas e avalie as melhores estratégias com objetividade. Evite truques motivacionais e atitudes festivas que não levam a nada, assuma uma atitude de liderança e use suas habilidades profissionais e pessoais – você vai se surpreender com a reação positiva de sua equipe e o aumento da produtividade.

Deixe claro o que você considera um bom desempenho: é sua responsabilidade definir claramente quais são os padrões de execução e performance considerados satisfatórios. Não pressuponha que as pessoas saberão, automaticamente, o que a palavra ” desempenho ” significa para você. Só então será possível mostrar como o bom desempenho depende da motivação dos colaboradores, e vice-versa.

Diga o que espera das pessoas e seja específico: aqui estão algumas questões que todos os gerentes deveriam ser capazes de responder a cada colaborador: ” O que se espera de mim? ” ; ” Qual o meu papel dentro da organização? ” ; ” O que é considerado um desempenho satisfatório? ” ; ” O que eu preciso fazer para atingir os padrões de desempenho? “. O ideal é que as respostas sejam as mais explicadas e detalhadas possível. Isso aumenta as chances de os profissionais atenderem suas expectativas.

Fonte: Livro Como Motivar sua Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário