- Pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp):
Por que se perde um cliente?
1% - falecimento do cliente
5% - mudança de endereço
5% - amizade com o concorrente
10% - vantagens oferecidas pelo concorrente
14% - reclamações não atendidas, ou desapontamentos com a qualidade do produto ou serviço
65% - indiferença do pessoal que faz o atendimento.
5% - mudança de endereço
5% - amizade com o concorrente
10% - vantagens oferecidas pelo concorrente
14% - reclamações não atendidas, ou desapontamentos com a qualidade do produto ou serviço
65% - indiferença do pessoal que faz o atendimento.
“Cliente não reclama. Em vez disso, troca de empresa.”
- Em outra pesquisa, realizada pelo SENAC-SP sobre o comércio varejista do Estado de São Paulo, perguntaram aos entrevistados:
Como você vê a qualidade do atendimento que lhe oferecem no comércio?
- para 10% dos clientes pesquisados, o atendimento que recebem é ruim ou péssimo;
- para 85% dos clientes pesquisados, o tratamento recebido é indiferente ou neutro;
- para apenas 5% dos clientes, o atendimento que recebem é considerado bom;
- para apenas 5% dos clientes, o atendimento que recebem é considerado bom;
Referências Bibliográficas:
- Richardson, Linda. Como Ser Um Vendedor De Sucesso : Coleção Desenvolvimento Profissional - Você S/A. Editora Sextante
- http://www.sebraesp.com.br/principal/abrindo%20seu%20neg%C3%B3cio/produtos%20sebrae/artigos/listadeartigos/tecnicas_vender_mais_melhor.aspx
- http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA736695-2991,00.html
- http://www.cesarromao.com.br/artigo1.html
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